A parceria para venda de infoprodutos é uma estratégia cada vez mais comum no mercado digital. Ela permite que dois ou mais infoprodutores combinem seus recursos e expertise para criar um produto ou serviço mais completo e atraente para o público-alvo.
No entanto, é importante ressaltar que, sem um contrato de parceria formal, os parceiros ficam expostos a uma série de riscos, que podem afetar negativamente o lançamento e a venda do infoproduto.
Podemos observar os seguintes riscos:
Propriedade intelectual:
Se o infoproduto já estiver pronto antes da parceria, é importante que o contrato defina claramente a propriedade intelectual do produto. Caso contrário, um dos parceiros pode reivindicar a propriedade do produto e impedir que o outro parceiro o venda.
Problemas quanto a responsabilidade de suporte ao aluno:
O suporte ao aluno é um aspecto importante da venda de infoprodutos. É importante que o contrato defina, claramente, quem será responsável pelo suporte ao aluno. Caso contrário, poderá haver conflitos entre os parceiros, sobre quem deve responder por problemas que os alunos possam enfrentar.
Perda de lista de leads qualificados:
A lista de leads qualificados é um ativo valioso para qualquer infoprodutor. É importante que o contrato defina, claramente, quem será o dono da lista de leads qualificados. Caso contrário, um dos parceiros pode levar a lista de leads com ele ao término da parceria.
Esses tipos de problemas ocasionam riscos financeiros, disputas entre parceiros, perda de credibilidade e problemas legais.
Como evitar:
Para evitar esses riscos, é importante que os parceiros elaborem um contrato de parceria que seja claro e objetivo, e que defina todos os aspectos relevantes da parceria, incluindo os seguintes pontos:
- Objeto da parceria;
- Participação dos lucros e despesas;
- Papel e responsabilidades de cada parceiro;
- Vigência da parceria;
- Resolução da parceria;
Qual a importância de um advogado especialista em atender os empreendedores do digital?
Para os empreendedores do digital que desejam ter segurança na parceria para venda de infoprodutos, proteger e minimizar os conflitos pessoais dentro de um projeto de lançamento, é fundamental estar acompanhado por um advogado que entende das peculiaridades desse mercado para a elaboração do termo de contrato de parceria e cooperação personalizado em busca de atender as necessidades da parceria na realização do projeto.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o que fazer e como fazer, nos mande uma mensagem no WhatsApp ou em nosso instagram.